Licenciaturas

Licenciaturas

Grau Académico

Licenciatura

Duração do Curso

4 anos

Regime de Estudo 

Presencial

Perfil

O graduado em Ciências da Educação é um profissional com formação sólida sobre políticas, história, currículo e organização e gestão da educação, estando igualmente apto para intervir na promoção de condições e práticas de ensino e aprendizagem relevantes.

Como profissional, o graduado em Ciências da Educação possui competências de análise dos factos e situações educativas, procurando questionar práticas e propósitos educativos à luz de uma visão de aprendizagem significativa e ajustada às políticas de desenvolvimento do país.

O perfil geral de desempenho profissional do licenciado na área de Ciências da Educação enuncia referenciais comuns à actividade dos docentes de todos os níveis de ensino, evidenciando exigências para a organização dos projectos da respectiva formação e para o reconhecimento de habilitações profissionais docentes.

Competências

O licenciado em Ciências da Educação deve reunir no final da sua formação uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências educacionais de modo que esteja habilitado para:

  • Promover aprendizagens curriculares, de forma inclusiva e ética, através do ensino e no âmbito de um currículo, e poiado na investigação sobre a prática educativa e enquadrado em orientações de política educativa para cuja definição contribui activamente;
  • Fomentar o desenvolvimento da autonomia dos alunos e promover o desenvolvimento de todas as componentes da sua identidade individual e cultural;
  • Utilizar de forma integrada saberes próprios da sua especialidade e saberes transversais e multidisciplinares adequados ao respectivo nível e ciclo de ensino;
  • Utilizar, em função das diferentes situações, e incorporar adequadamente nas actividades de aprendizagem, linguagens diversas e suportes variados, nomeadamente as tecnologias de informação e comunicação;
  • Incentivar a construção participada de regras de convivência democrática e gerir, com segurança e flexibilidade, situações problemáticas e conflitos interpessoais de natureza diversa;
  • Utilizar a avaliação, nas suas diferentes modalidades e áreas de aplicação, como elemento regulador e promotor da qualidade do ensino, da aprendizagem e da sua própria formação;
  • Exercer a sua actividade profissional de uma forma integrada, no âmbito das diferentes dimensões da escola como instituição educativa, e no contexto da comunidade em que esta se insere.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em Ciências da Educação capacita os graduados para serem especialistas em educação/formação, isto é, profissionais que desempenharão a sua actividade em contextos de educação e de formação diversos, inseridos no sistema educativo e fora dele, como sejam:

  • Agências de Desenvolvimento Local
  • Associações culturais, recreativas, desportivas
  • Centros de Educação de Infância
  • Centros de Dia especializados para crianças com necessidades especiais
  • Centros e associações sócio culturais de âmbito educativo e formativo
  • Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
  • Departamento de Educação de instituições públicas e privadas
  • Serviços Educativos para a Infância e Adolescência

Plano Curricular

O curso tem a duração de 8 semestres, correspondentes a 4 anos, com um total de 201 créditos. O mesmo é constituído por três componentes de formação: componente de formação nuclear, complementar e prática. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas, incluindo um estágio supervisionado. No final do 8º Semestre escrevem uma monografia que serve para culminação do curso.

Grau Académico

Licenciatura

Duração do Curso

4 anos

Regime de Estudo 

Presencial

Perfil

O graduado em Licenciatura em Filosofia e Ética é um profissional com capacidade para fazer reflexões sobre questões éticas, políticas, metafísicas e epistemológicas; o filósofo é um homem que indaga, questiona, medita na realidade que o cerca e busca soluções éticas para os problemas pontuais que a sociedade está a enfrentar, através de um pensamento lógico, estruturado, transcendendo o senso comum.

Por estar num mundo globalizado, o filósofo eticista deste curso, saberá reconhecer o valor do ser humano como indivíduo, quaisquer que sejam suas circunstâncias, condições, raça, religião, e fazer o possível para fomentar no indivíduo, um sentimento de dignidade e de respeito próprio.

Competências

O graduado deste curso deverá possuir uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências empresariais e negócio de modo que esteja habilitado para:

  • Produzir ideias e informação, efectivamente, usando uma gama de meios de expressão oral, escrita, gráfica e outros não-verbais;
  • Comunicar oralmente por e escrito, utilizando bem a língua oficial e materna nos diferentes contextos;
  • Elaborar informações e relatórios sobre o seu trabalho, bem como estatísticas de dados investigados;
  • Aplicar estratégias de investigação, premeditadamente, em situações onde o problema e a solução são claramente evidentes e em situações que exigem pensamento crítico e uma abordagem criativa para alcançar um resultado;
  • Analisar, interpretar e comentar textos teóricos, seguindo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica;
  • Perceber a integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como com o agir pessoal e social;
  • Formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento;
  • Relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos;
  • Ser agente de transformação sociocultural. 

Saídas Profissionais

Os campos de actuação profissional do filósofo são os ambientes educativos, as áreas de pesquisa, comités de ética e assessorias culturais e políticas. Em consonância com as directrizes curriculares estabelecidas pelo MEC, os graduados deste curso poderão trabalhar como:

  • Professor no ensino da Filosofia, na Educação Básica e no Nível Médio;
  • Pesquisador científico nos campos do comportamento do fazer científico da contemporaneidade, ou revisão das teorias já existentes;
  • Editor em bibliotecas especializadas, museus, centros culturais, consultorias, entre outros;
  • Consultor ético em instituições hospitalares, na revisão de processos judiciais e em organizações não governamentais que incentivam projectos sociais e culturais;
  • Especialista em instituições de ética e áreas afins;
  • Critico de obras artísticas, como peças de teatro, programas de televisão, livros, textos académicos, entre outros;
  • Responsável e animador das comunidades, ou como representante destas no âmbito político e social.

Plano Curricular

O curso é estruturado em disciplinas nucleares, disciplinas complementares e algumas disciplinas opcionais. Estas disciplinas estão organizadas por áreas de estudo, sendo: História da Filosofia, Filosofia Teorética, Filosofia Prática (Ética e Política), Ciências da Educação e Estudos Gerais.

No seu todo, estas áreas possuem um total de 218 créditos. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas, incluindo um estágio supervisionado. No final do 8º Semestre, produzem um trabalho monográfico que serve para culminação do curso.

Grau Académico

Licenciatura

Duração do Curso

4 anos

Regime de Estudo 

Presencial

Perfil

O graduado em Serviço Social é um profissional dotado de uma visão abrangente da questão social, e de um conjunto de saberes teóricos (multidisciplinares), metodológicos e operativos, que lhe permitem fazer uma análise crítica, avaliação e transformação de contextos e políticas sociais. O enfoque da sua acção é na qualidade de vida, desenvolvimento social, direitos humanos e Justiça Social, assumindo um papel preventivo ou terapêutico em realidades e problemas sociais prementes.

Como profissional, o assistente social possui conhecimento sobre o comportamento humano e sobre os sistemas sociais, políticos e económicos, bem como sobre o uso científico dos instrumentos de planeamento, avaliação e execução de políticas sociais, e construção de estratégias integradas de reconstituição da coesão social e de efectivação do desenvolvimento humano e social, que permitirão intervenções de qualidade e efectiva contribuição na sociedade.

Competências

O graduado em Serviço Social terá uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências empresariais e negócio de modo que esteja habilitado para:

  • Fazer estudos para tomar conhecimento do meio onde trabalha;
  • Aplicar técnicas de comunicação social para mobilizar e motivar grupos e comunidades a desenvolverem as suas capacidades e recursos, e adquirirem um melhor nível social;
  • Elaborar e executar programas de Educação Social, partindo das necessidades do indivíduo, grupos e da comunidade;
  • Participar na organização e formação de cooperativas, de associações e pequenos programas de actividades artesanais para a geração de rendimentos;
  • Participar em equipas de trabalho com os outros técnicos, nomeadamente da Saúde, da Educação, e da Agricultura, promovendo programas de educação social e projectos de desenvolvimento socioeconómico em zonas suburbanas (bairros) e zonas rurais (aldeias);
  • Organizar e executar programas de actividades de apoio psico-social às famílias, e programas de ocupação aos grupos juvenis, delinquentes, e idosos, de educação da infância, pessoas com deficiência, de doentes crónicos e outros grupos populacionais vulneráveis;
  • Dirigir e supervisionar o trabalho dos Técnicos de Acção Social de nível Médio.

Saídas Profissionais

O assistente social formado a partir deste currículo poderá exercer as suas funções nas Instituições Sociais, públicas e privadas de âmbito social, como:

  • Serviços centrais, provinciais, distritais e locais de acção social;
  • Creches e Infantários;
  • Orfanatos e Lares de Terceira Idade;
  • Escolas e Centros de Educação Especial;
  • Centros de Acolhimento de pessoas portadoras de deficiência;
  • Cuidados domiciliários e intervenção comunitária;
  • Instituições Privadas de Solidariedade Social;
  • ONG’s
  • Centros de Orientação e Formação Profissional;
  • Hospitais Centrais, Provinciais, Gerais, Militares e especializados;
  • Centros de Saúde;
  • Centro de Reabilitação Especializados;
  • Prisões e instituições de Reinserção Social;
  • Cuidados Continuados;
  • Ensino e Investigação em Instituições do Ensino Médio e Superior.

Plano Curricular

O curso tem a duração de 8 semestres, correspondentes a 4 anos, com um total de 242 créditos. O curso é constituído por três componentes de formação: componente de formação nuclear, complementar e prática. A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Serviço Social é constituída por um total de 53 disciplinas.

Grau Académico

Licenciatura

Duração do Curso

4 anos

Regime de Estudo 

Presencial

Perfil

O graduado em Contabilidade e Auditoria é um profissional capaz de analisar, reportar e preparar as demonstrações financeiras das instituições públicas ou privadas, com base nas normas de contabilidade e auditoria nacionais, regionais e internacionais.

Na sua prática, lida com informação económica e financeira útil para a tomada de decisão estratégica nos negócios empresariais, ou em qualquer organização em que se aplicarem os seus serviços. É um profissional preparado para atender a uma crescente procura, quer no sector público, quer no sector privado de contabilistas e auditores dotados de uma base científica, cultural e ética sólida, com uma visão humanística capaz de incrementar uma dinâmica assaz na estabilidade económica do país.

Competências

O graduado em Contabilidade e Auditoria terá uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências empresariais e negócio de modo que esteja habilitado para:

  • Analisar e preparar demonstrações financeiras, incluindo demonstrações financeiras consolidadas, em conformidade com as normas internacionais de relato financeiro ou outras normas relevantes para transacções e eventos;
  • Interpretar e fazer uso da legislação aplicável à contabilidade e auditoria;
  • Elaborar pareceres de contabilidade ou de auditoria, relatórios financeiros, planos e projectos de negócios;
  • Operar em programas (software) de contabilidade;
  • Analisar operações do negócio e projecções, e identificar e propor soluções objectivas para problemas de ordem económica, de gestão, organizacional e operacional;
  • Elaborar relatórios que contribuam para desempenho eficiente e eficaz, em função do modelo organizacional; 
  • Orçamentar de modo a que incluam entre outros o orçamento financeiro, de investimentos, de compras, de produção, de vendas, utilizando diversas metodologias, bem como a elaboração de relatórios de acompanhamento; 
  • Exercer actividades de auditoria e aplicar os procedimentos de controlo interno nas empresas;
  • Elaborar relatórios de auditoria e cartas de recomendação para gestão empresarial;
  • Desempenhar funções de direcção e controlo financeiro das entidades públicas, privadas e não-governamentais.

Saídas Profissionais

Os graduados em Contabilidade e Auditoria, além de estarem aptos a criar o seu próprio negócio como profissionais independentes, são também preparados para desenvolver a sua actividade nas organizações públicas e privadas, nomeadamente:

  • Empresas que exercem actividades económicas, como analista financeiro, gerente ou supervisor, técnico de contas, assessor, auditor interno, escriturário, fiscal, corrector, dentre outras áreas administrativas;
  • Instituições de ensino, em funções de docência, de pesquisador, conferencista, redactor, revisor, entre outros;
  • Empresas públicas, a desempenhar funções de contabilista público, legislador, controlador de arrecadação, técnico tributário, auditor do tribunal administrativo, auditor interno do subsistema de controlo interno, consultor tributário;
  • Organizações Não Governamentais, a exercer funções em projectos de desenvolvimento.

Plano Curricular

O plano curricular apresenta as seguintes áreas de conhecimento: nuclear (contabilidade, auditoria e gestão) e complementar (estatística, história, matemática, direito, filosofia, didáctica e línguas). No seu todo, estas áreas possuem um total de 214 créditos. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas, incluindo um estágio profissional ou Simulação Empresarial que serve para culminação do curso.

Grau Académico

Licenciatura

Duração do Curso

4 anos

Regime de Estudo 

Presencial

Perfil

O graduado em Administração Pública e Autárquica é um profissional habilitado a fazer a gestão e administração das funções do governo a nível nacional, subnacional e local.

É um profissional capaz de contribuir para o desenvolvimento das instituições e organizações do país que interagem com o público, e a melhoria do funcionamento do sector público em Moçambique.

O graduado deste curso deverá fornecer respostas e recriar, em coordenação com profissionais de outras áreas, novas soluções para os problemas existentes na Administração Pública e nas Autarquias; e ao mesmo tempo ser um dos impulsionadores da mudança em Moçambique, no serviço ao povo e ao cidadão comum, com forte componente ética na intervenção ambiental e turística no país.

Competências

O graduado desde curso terá uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências sociais e amplo domínio da Administração Pública e Autárquica, de modo que esteja habilitado para:

  • Identificar problemas e propor soluções objectivas de ordem económica, gerencial, organizacional e operacional;
  • Implantar políticas públicas/empresariais;
  • Atender às questões económicas inseridas em seu contexto histórico-social;
  • Tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
  • Dominar habilidades relativas à efectiva comunicação, à expressão oral e à expressão escrita;
  • Responder aos desafios colocados nos serviços públicos e privados, modernização, proximidade e dinamismo.

Saídas Profissionais

Os graduados em Administração Pública e Autárquica são preparados para exercer actividades num conjunto de órgãos e instituições para a satisfação das necessidades públicas, nomeadamente organizações sem fins lucrativos, empresas públicas e privadas, nas seguintes áreas:

  • Administração Central do Estado (Ministérios);
  • Administração Local (Governo Provincial e Distrital);
  • Serviços desconcentrados (Municípios);
  • Instituições sem fins lucrativos (organizações de solidariedade e ou Organizações Não Governamentais);
  • Institutos Públicos e privados;
  • Empresas Públicas e Privadas.

Plano Curricular

O plano curricular está estruturado em oito semestres e acumula 216 créditos académicos. O ano académico está dividido em dois semestres, de 16 semanas lectivas cada. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas, incluindo um estágio supervisionado. No final do 8º semestre, submete o relatório do estágio supervisionado ou a monografia científica para terminar o curso.

Grau Académico

Licenciatura

Duração do Curso

4 anos

Regime de Estudo 

Presencial

Perfil

O graduado em Gestão Ambiental com habilitação em Turismo, deverá ser um profissional capazes intervir de forma responsável e sustentável na promoção dum ambiente saudável em todas as esferas da vida, e sobretudo, de um turismo responsável, que contribua na protecção do ecossistema, garantindo deste modo uma vida saudável para a actual geração e para as gerações vindouras.

Como profissional, o graduado nesta área de conhecimento terá uma sólida componente ética, possibilitando a aquisição e o desenvolvimento de competências práticas na área de Gestão Ambiental e de turismo, concorrendo para a estabilidade económica do país, num momento em que o crescimento da indústria extractiva e instâncias de turismo podem minar o ambiente turístico do país.

Competências

O graduado de Gestão Ambiental, com Habilitação em Turismo estará dotado de competências e habilidades no domínio de conteúdos sociais, culturais e humanísticos específicos do ambiente e turismo, que garantam a prática profissional da conservação e promoção do ambiente saudável e da difusão de conhecimentos de boas práticas ambientais, observando padrões éticos. Este graduado deve:

  • Conceber e desenvolver criticamente estudos de impacto ambiental;
  • Identificar processos de gestão sustentável dos resíduos sólidos;
  • Gerir de forma sustentável o uso dos recursos naturais;
  • Promover o processo de ordenamento do territorial;
  • Promover a utilização de energias renováveis;
  • Avaliar o impacto das actividades produtivas no homem e meio ambiente;
  • Analisar criticamente as componentes económicas das políticas ambientais;
  • Avaliar a aplicação de políticas ambientais e turísticas de carácter nacional e internacional;
  • Coordenar e executar acções de educação ambiental e turismo responsável;
  • Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;
  • Assegurar a conformidade de e com a política ambiental definida e demonstrá-la a terceiros;
  • Intermediar os contactos entre a Empresa e os órgãos de meio ambiente.

Saídas Profissionais

Os graduados em Gestão Ambiental, com habilitação em Turismo são preparados para desenvolverem a sua actividade nas organizações públicas e privadas nas seguintes áreas:

  • Empresas que exercemm actividades turísticas e económicas;
  • Empresas de prospecção mineira e petrolífera;
  • Instituições privadas e públicas que lidam com questões ambientais;
  • Organizações Não Governamentais (ONG’s) que exerçam funções em projectos de desenvolvimento comunitário e prevenção de desastres naturais.

Plano Curricular

O plano curricular do Curso de Licenciatura em Gestão Ambiental, com habilitação em Turismo está estruturado em oito semestres, e acumula 209 créditos académicos; o ano lectivo está dividido em dois semestres, de 16 semanas lectivas cada. Após o término das disciplinas curriculares o estudante terá que apresentar um relatório do estágio supervisionado ou elaborar uma Monografia Científica.

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