Licenciaturas
10/06/2022 2022-08-04 11:41Licenciaturas
Grau Académico
Licenciatura
Duração do Curso
4 anos
Regime de Estudo
Presencial
Perfil
O graduado em Ciências da Educação é um profissional com formação sólida sobre políticas, história, currículo e organização e gestão da educação, estando igualmente apto para intervir na promoção de condições e práticas de ensino e aprendizagem relevantes.
Como profissional, o graduado em Ciências da Educação possui competências de análise dos factos e situações educativas, procurando questionar práticas e propósitos educativos à luz de uma visão de aprendizagem significativa e ajustada às políticas de desenvolvimento do país.
O perfil geral de desempenho profissional do licenciado na área de Ciências da Educação enuncia referenciais comuns à actividade dos docentes de todos os níveis de ensino, evidenciando exigências para a organização dos projectos da respectiva formação e para o reconhecimento de habilitações profissionais docentes.
Competências
O licenciado em Ciências da Educação deve reunir no final da sua formação uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências educacionais de modo que esteja habilitado para:
- Promover aprendizagens curriculares, de forma inclusiva e ética, através do ensino e no âmbito de um currículo, e poiado na investigação sobre a prática educativa e enquadrado em orientações de política educativa para cuja definição contribui activamente;
- Fomentar o desenvolvimento da autonomia dos alunos e promover o desenvolvimento de todas as componentes da sua identidade individual e cultural;
- Utilizar de forma integrada saberes próprios da sua especialidade e saberes transversais e multidisciplinares adequados ao respectivo nível e ciclo de ensino;
- Utilizar, em função das diferentes situações, e incorporar adequadamente nas actividades de aprendizagem, linguagens diversas e suportes variados, nomeadamente as tecnologias de informação e comunicação;
- Incentivar a construção participada de regras de convivência democrática e gerir, com segurança e flexibilidade, situações problemáticas e conflitos interpessoais de natureza diversa;
- Utilizar a avaliação, nas suas diferentes modalidades e áreas de aplicação, como elemento regulador e promotor da qualidade do ensino, da aprendizagem e da sua própria formação;
- Exercer a sua actividade profissional de uma forma integrada, no âmbito das diferentes dimensões da escola como instituição educativa, e no contexto da comunidade em que esta se insere.
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Ciências da Educação capacita os graduados para serem especialistas em educação/formação, isto é, profissionais que desempenharão a sua actividade em contextos de educação e de formação diversos, inseridos no sistema educativo e fora dele, como sejam:
- Agências de Desenvolvimento Local
- Associações culturais, recreativas, desportivas
- Centros de Educação de Infância
- Centros de Dia especializados para crianças com necessidades especiais
- Centros e associações sócio culturais de âmbito educativo e formativo
- Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
- Departamento de Educação de instituições públicas e privadas
- Serviços Educativos para a Infância e Adolescência
Plano Curricular
O curso tem a duração de 8 semestres, correspondentes a 4 anos, com um total de 201 créditos. O mesmo é constituído por três componentes de formação: componente de formação nuclear, complementar e prática. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas, incluindo um estágio supervisionado. No final do 8º Semestre escrevem uma monografia que serve para culminação do curso.
Grau Académico
Licenciatura
Duração do Curso
4 anos
Regime de Estudo
Presencial
Perfil
O graduado em Licenciatura em Filosofia e Ética é um profissional com capacidade para fazer reflexões sobre questões éticas, políticas, metafísicas e epistemológicas; o filósofo é um homem que indaga, questiona, medita na realidade que o cerca e busca soluções éticas para os problemas pontuais que a sociedade está a enfrentar, através de um pensamento lógico, estruturado, transcendendo o senso comum.
Por estar num mundo globalizado, o filósofo eticista deste curso, saberá reconhecer o valor do ser humano como indivíduo, quaisquer que sejam suas circunstâncias, condições, raça, religião, e fazer o possível para fomentar no indivíduo, um sentimento de dignidade e de respeito próprio.
Competências
O graduado deste curso deverá possuir uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências empresariais e negócio de modo que esteja habilitado para:
- Produzir ideias e informação, efectivamente, usando uma gama de meios de expressão oral, escrita, gráfica e outros não-verbais;
- Comunicar oralmente por e escrito, utilizando bem a língua oficial e materna nos diferentes contextos;
- Elaborar informações e relatórios sobre o seu trabalho, bem como estatísticas de dados investigados;
- Aplicar estratégias de investigação, premeditadamente, em situações onde o problema e a solução são claramente evidentes e em situações que exigem pensamento crítico e uma abordagem criativa para alcançar um resultado;
- Analisar, interpretar e comentar textos teóricos, seguindo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica;
- Perceber a integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como com o agir pessoal e social;
- Formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento;
- Relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos;
- Ser agente de transformação sociocultural.
Saídas Profissionais
Os campos de actuação profissional do filósofo são os ambientes educativos, as áreas de pesquisa, comités de ética e assessorias culturais e políticas. Em consonância com as directrizes curriculares estabelecidas pelo MEC, os graduados deste curso poderão trabalhar como:
- Professor no ensino da Filosofia, na Educação Básica e no Nível Médio;
- Pesquisador científico nos campos do comportamento do fazer científico da contemporaneidade, ou revisão das teorias já existentes;
- Editor em bibliotecas especializadas, museus, centros culturais, consultorias, entre outros;
- Consultor ético em instituições hospitalares, na revisão de processos judiciais e em organizações não governamentais que incentivam projectos sociais e culturais;
- Especialista em instituições de ética e áreas afins;
- Critico de obras artísticas, como peças de teatro, programas de televisão, livros, textos académicos, entre outros;
- Responsável e animador das comunidades, ou como representante destas no âmbito político e social.
Plano Curricular
O curso é estruturado em disciplinas nucleares, disciplinas complementares e algumas disciplinas opcionais. Estas disciplinas estão organizadas por áreas de estudo, sendo: História da Filosofia, Filosofia Teorética, Filosofia Prática (Ética e Política), Ciências da Educação e Estudos Gerais.
No seu todo, estas áreas possuem um total de 218 créditos. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas, incluindo um estágio supervisionado. No final do 8º Semestre, produzem um trabalho monográfico que serve para culminação do curso.
Grau Académico
Licenciatura
Duração do Curso
4 anos
Regime de Estudo
Presencial
Perfil
O graduado em Serviço Social é um profissional dotado de uma visão abrangente da questão social, e de um conjunto de saberes teóricos (multidisciplinares), metodológicos e operativos, que lhe permitem fazer uma análise crítica, avaliação e transformação de contextos e políticas sociais. O enfoque da sua acção é na qualidade de vida, desenvolvimento social, direitos humanos e Justiça Social, assumindo um papel preventivo ou terapêutico em realidades e problemas sociais prementes.
Como profissional, o assistente social possui conhecimento sobre o comportamento humano e sobre os sistemas sociais, políticos e económicos, bem como sobre o uso científico dos instrumentos de planeamento, avaliação e execução de políticas sociais, e construção de estratégias integradas de reconstituição da coesão social e de efectivação do desenvolvimento humano e social, que permitirão intervenções de qualidade e efectiva contribuição na sociedade.
Competências
O graduado em Serviço Social terá uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências empresariais e negócio de modo que esteja habilitado para:
- Fazer estudos para tomar conhecimento do meio onde trabalha;
- Aplicar técnicas de comunicação social para mobilizar e motivar grupos e comunidades a desenvolverem as suas capacidades e recursos, e adquirirem um melhor nível social;
- Elaborar e executar programas de Educação Social, partindo das necessidades do indivíduo, grupos e da comunidade;
- Participar na organização e formação de cooperativas, de associações e pequenos programas de actividades artesanais para a geração de rendimentos;
- Participar em equipas de trabalho com os outros técnicos, nomeadamente da Saúde, da Educação, e da Agricultura, promovendo programas de educação social e projectos de desenvolvimento socioeconómico em zonas suburbanas (bairros) e zonas rurais (aldeias);
- Organizar e executar programas de actividades de apoio psico-social às famílias, e programas de ocupação aos grupos juvenis, delinquentes, e idosos, de educação da infância, pessoas com deficiência, de doentes crónicos e outros grupos populacionais vulneráveis;
- Dirigir e supervisionar o trabalho dos Técnicos de Acção Social de nível Médio.
Saídas Profissionais
O assistente social formado a partir deste currículo poderá exercer as suas funções nas Instituições Sociais, públicas e privadas de âmbito social, como:
- Serviços centrais, provinciais, distritais e locais de acção social;
- Creches e Infantários;
- Orfanatos e Lares de Terceira Idade;
- Escolas e Centros de Educação Especial;
- Centros de Acolhimento de pessoas portadoras de deficiência;
- Cuidados domiciliários e intervenção comunitária;
- Instituições Privadas de Solidariedade Social;
- ONG’s
- Centros de Orientação e Formação Profissional;
- Hospitais Centrais, Provinciais, Gerais, Militares e especializados;
- Centros de Saúde;
- Centro de Reabilitação Especializados;
- Prisões e instituições de Reinserção Social;
- Cuidados Continuados;
- Ensino e Investigação em Instituições do Ensino Médio e Superior.
Plano Curricular
O curso tem a duração de 8 semestres, correspondentes a 4 anos, com um total de 242 créditos. O curso é constituído por três componentes de formação: componente de formação nuclear, complementar e prática. A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Serviço Social é constituída por um total de 53 disciplinas.
Grau Académico
Licenciatura
Duração do Curso
4 anos
Regime de Estudo
Presencial
Perfil
O graduado em Contabilidade e Auditoria é um profissional capaz de analisar, reportar e preparar as demonstrações financeiras das instituições públicas ou privadas, com base nas normas de contabilidade e auditoria nacionais, regionais e internacionais.
Na sua prática, lida com informação económica e financeira útil para a tomada de decisão estratégica nos negócios empresariais, ou em qualquer organização em que se aplicarem os seus serviços. É um profissional preparado para atender a uma crescente procura, quer no sector público, quer no sector privado de contabilistas e auditores dotados de uma base científica, cultural e ética sólida, com uma visão humanística capaz de incrementar uma dinâmica assaz na estabilidade económica do país.
Competências
O graduado em Contabilidade e Auditoria terá uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências empresariais e negócio de modo que esteja habilitado para:
- Analisar e preparar demonstrações financeiras, incluindo demonstrações financeiras consolidadas, em conformidade com as normas internacionais de relato financeiro ou outras normas relevantes para transacções e eventos;
- Interpretar e fazer uso da legislação aplicável à contabilidade e auditoria;
- Elaborar pareceres de contabilidade ou de auditoria, relatórios financeiros, planos e projectos de negócios;
- Operar em programas (software) de contabilidade;
- Analisar operações do negócio e projecções, e identificar e propor soluções objectivas para problemas de ordem económica, de gestão, organizacional e operacional;
- Elaborar relatórios que contribuam para desempenho eficiente e eficaz, em função do modelo organizacional;
- Orçamentar de modo a que incluam entre outros o orçamento financeiro, de investimentos, de compras, de produção, de vendas, utilizando diversas metodologias, bem como a elaboração de relatórios de acompanhamento;
- Exercer actividades de auditoria e aplicar os procedimentos de controlo interno nas empresas;
- Elaborar relatórios de auditoria e cartas de recomendação para gestão empresarial;
- Desempenhar funções de direcção e controlo financeiro das entidades públicas, privadas e não-governamentais.
Saídas Profissionais
Os graduados em Contabilidade e Auditoria, além de estarem aptos a criar o seu próprio negócio como profissionais independentes, são também preparados para desenvolver a sua actividade nas organizações públicas e privadas, nomeadamente:
- Empresas que exercem actividades económicas, como analista financeiro, gerente ou supervisor, técnico de contas, assessor, auditor interno, escriturário, fiscal, corrector, dentre outras áreas administrativas;
- Instituições de ensino, em funções de docência, de pesquisador, conferencista, redactor, revisor, entre outros;
- Empresas públicas, a desempenhar funções de contabilista público, legislador, controlador de arrecadação, técnico tributário, auditor do tribunal administrativo, auditor interno do subsistema de controlo interno, consultor tributário;
- Organizações Não Governamentais, a exercer funções em projectos de desenvolvimento.
Plano Curricular
O plano curricular apresenta as seguintes áreas de conhecimento: nuclear (contabilidade, auditoria e gestão) e complementar (estatística, história, matemática, direito, filosofia, didáctica e línguas). No seu todo, estas áreas possuem um total de 214 créditos. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas, incluindo um estágio profissional ou Simulação Empresarial que serve para culminação do curso.
Grau Académico
Licenciatura
Duração do Curso
4 anos
Regime de Estudo
Presencial
Perfil
O graduado em Administração Pública e Autárquica é um profissional habilitado a fazer a gestão e administração das funções do governo a nível nacional, subnacional e local.
É um profissional capaz de contribuir para o desenvolvimento das instituições e organizações do país que interagem com o público, e a melhoria do funcionamento do sector público em Moçambique.
O graduado deste curso deverá fornecer respostas e recriar, em coordenação com profissionais de outras áreas, novas soluções para os problemas existentes na Administração Pública e nas Autarquias; e ao mesmo tempo ser um dos impulsionadores da mudança em Moçambique, no serviço ao povo e ao cidadão comum, com forte componente ética na intervenção ambiental e turística no país.
Competências
O graduado desde curso terá uma base sólida de competências teóricas e práticas em ciências sociais e amplo domínio da Administração Pública e Autárquica, de modo que esteja habilitado para:
- Identificar problemas e propor soluções objectivas de ordem económica, gerencial, organizacional e operacional;
- Implantar políticas públicas/empresariais;
- Atender às questões económicas inseridas em seu contexto histórico-social;
- Tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
- Dominar habilidades relativas à efectiva comunicação, à expressão oral e à expressão escrita;
- Responder aos desafios colocados nos serviços públicos e privados, modernização, proximidade e dinamismo.
Saídas Profissionais
Os graduados em Administração Pública e Autárquica são preparados para exercer actividades num conjunto de órgãos e instituições para a satisfação das necessidades públicas, nomeadamente organizações sem fins lucrativos, empresas públicas e privadas, nas seguintes áreas:
- Administração Central do Estado (Ministérios);
- Administração Local (Governo Provincial e Distrital);
- Serviços desconcentrados (Municípios);
- Instituições sem fins lucrativos (organizações de solidariedade e ou Organizações Não Governamentais);
- Institutos Públicos e privados;
- Empresas Públicas e Privadas.
Plano Curricular
O plano curricular está estruturado em oito semestres e acumula 216 créditos académicos. O ano académico está dividido em dois semestres, de 16 semanas lectivas cada. Os estudantes possuem aulas teóricas e práticas, incluindo um estágio supervisionado. No final do 8º semestre, submete o relatório do estágio supervisionado ou a monografia científica para terminar o curso.
Grau Académico
Licenciatura
Duração do Curso
4 anos
Regime de Estudo
Presencial
Perfil
O graduado em Gestão Ambiental com habilitação em Turismo, deverá ser um profissional capazes intervir de forma responsável e sustentável na promoção dum ambiente saudável em todas as esferas da vida, e sobretudo, de um turismo responsável, que contribua na protecção do ecossistema, garantindo deste modo uma vida saudável para a actual geração e para as gerações vindouras.
Como profissional, o graduado nesta área de conhecimento terá uma sólida componente ética, possibilitando a aquisição e o desenvolvimento de competências práticas na área de Gestão Ambiental e de turismo, concorrendo para a estabilidade económica do país, num momento em que o crescimento da indústria extractiva e instâncias de turismo podem minar o ambiente turístico do país.
Competências
O graduado de Gestão Ambiental, com Habilitação em Turismo estará dotado de competências e habilidades no domínio de conteúdos sociais, culturais e humanísticos específicos do ambiente e turismo, que garantam a prática profissional da conservação e promoção do ambiente saudável e da difusão de conhecimentos de boas práticas ambientais, observando padrões éticos. Este graduado deve:
- Conceber e desenvolver criticamente estudos de impacto ambiental;
- Identificar processos de gestão sustentável dos resíduos sólidos;
- Gerir de forma sustentável o uso dos recursos naturais;
- Promover o processo de ordenamento do territorial;
- Promover a utilização de energias renováveis;
- Avaliar o impacto das actividades produtivas no homem e meio ambiente;
- Analisar criticamente as componentes económicas das políticas ambientais;
- Avaliar a aplicação de políticas ambientais e turísticas de carácter nacional e internacional;
- Coordenar e executar acções de educação ambiental e turismo responsável;
- Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;
- Assegurar a conformidade de e com a política ambiental definida e demonstrá-la a terceiros;
- Intermediar os contactos entre a Empresa e os órgãos de meio ambiente.
Saídas Profissionais
Os graduados em Gestão Ambiental, com habilitação em Turismo são preparados para desenvolverem a sua actividade nas organizações públicas e privadas nas seguintes áreas:
- Empresas que exercemm actividades turísticas e económicas;
- Empresas de prospecção mineira e petrolífera;
- Instituições privadas e públicas que lidam com questões ambientais;
- Organizações Não Governamentais (ONG’s) que exerçam funções em projectos de desenvolvimento comunitário e prevenção de desastres naturais.
Plano Curricular
O plano curricular do Curso de Licenciatura em Gestão Ambiental, com habilitação em Turismo está estruturado em oito semestres, e acumula 209 créditos académicos; o ano lectivo está dividido em dois semestres, de 16 semanas lectivas cada. Após o término das disciplinas curriculares o estudante terá que apresentar um relatório do estágio supervisionado ou elaborar uma Monografia Científica.
GARANTE O TEU FUTURO
COM UMA FORMAÇÃO SÓLIDA